Dicas para recepcionistas ou secretárias de clínicas
Dicas para recepcionistas ou secretárias de clínicas
“Você nunca terá uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão!”
Seu paciente está feliz com o atendimento que recebe?
Sempre penso na forma como os clientes e pacientes de clínicas e consultórios médico-odontológicos são tangibilizados pelo atendimento dado.
Sempre que converso com meus clientes e alunos, vejo que ainda há uma centralização de geração de valor no atendimento técnico. Quando o dentista, médico, fisioterapeuta ou outro profissional da saúde apresenta o tratamento e o realiza.
Mas antes do atendimento clínico, há um momento fundamental na experiência que o cliente ou paciente tem em seu negócio: a recepção.
Tenho visto em minhas consultorias e aulas a grande dificuldade que ainda existe em agregar o devido valor às recepcionistas ou secretárias de clínicas e consultórios odontológicos.
Fato é que, ao pensar na recepção, acaba-se por esquecer a sua importância, e não somente no ambiente e sua estrutura física, mas também nas pessoas que lá estão estrategicamente (assim deveria ser) postas a atender os clientes e pacientes que chegam, que permanecem por certo tempo e que vão embora depois da consulta.
Neste momento não vamos tratar de qual a melhor situação, se a recepcionista ou secretária deve ou não negociar os tratamentos, por exemplo. Mas vou mostrar algumas situações que podem ajudar no dia a dia do seu negócio.
A experiência de um cliente ou paciente começa desde o momento que ele sai de sua casa até o momento que senta na cadeira odontológica, por exemplo.
Claro que não conseguimos controlar o ambiente externo, apesar de ter a possibilidade de escolher o ponto mais conveniente ao seu público alvo, mas ao pensarmos no ambiente interno, temos total responsabilidade em como iremos promover a experiência positiva ou negativa do paciente.
Desta forma, neste artigo, vamos tratar da “primeira impressão”.
Ao entrar pela porta do seu consultório ou clínica o que o seu cliente vê? Como ele é recebido? Qual a sensação que seu negócio passa a ele?
Claro que o ambiente deve estar adequado esteticamente com o público alvo que você decidiu atender, mas hoje quero falar da sua recepcionista ou secretária: como ela recebe seu cliente?
Ao analisar vários consultórios e clínicas nestes últimos 20 anos (o tempo voa!!!) percebo que há uma coisa que não muda, como se negligencia a contratação de profissionais que irão ser o primeiro contato de clientes dentro do negócio, estes por sua vez, nem mesmo passam por um treinamento específico e muitas da vezes, e eu afirmo, em sua grande maioria, não têm suas funções definidas por escrito.
Para que as pessoas saibam o que fazer, elas precisam ser direcionadas para isso. E essa função é, definitivamente, do gestor do negócio.
Daí me dizem: Alex, mas sou só eu e minha secretária. Quanto isso é importante para uma equipe tão pequena?
Eu respondo: é FUNDAMENTAL para o seu sucesso!!!
Mas, por onde começar? Como posso fazer com que minha secretária ou recepcionista se adeque corretamente a suas tarefas?
E a resposta é simples: organizando a função de recepcionista ou secretária.
E aqui vão algumas dicas que desenvolvemos nestes anos trabalhando com centenas de clínicas e consultórios.
Você, primeiramente precisa saber quais funções que sua secretária ou recepcionista irá protagonizar, quais são os atributos para o cargo e o perfil que será exigido.
Por exemplo, é requisito básico para essa função ser “comunicativa”, ter ótima aparência e postura. Lembre-se que ser apresentável não é ser “Capa de Revista”, é estar preparada(o) para receber as pessoas, com maquiagem suave e bem vestida(o), de preferência com o uniforme da clínica ou consultório.
O seu ambiente de trabalho, deve ser o mais confortável possível e todas as ferramentas que precisar para desenvolvê-lo estar ao seu alcance.
Uma cadeira confortável, uma mesa e gavetas que acomodem seus objetos e materiais de trabalho, equipamentos como: computador, celular e telefone, funcionado de forma adequada.
Lembre-se : essa pessoa representa você e todo o seu negócio, o primeiro contato do seu cliente deve ser surpreendente.
Para te ajudar, criei um checklist que irá fazê-lo compreender como avaliar melhor o seu ambiente e a(s) pessoa(s) que trabalha(m) com você.
Usamos essa ferramenta no Altera para ajustar os negócios de nossos clientes e os resultados sempre são muito interessantes e motivadores.
Nesse material, você encontrará uma quadro, onde deverá colocar quais as fragilidades e potencialidades da sua recepção, nada mais do que forças e fraquezas.
E é óbvio, ao analisá-la, você deve manter o que é potencialidade e tentar ao máximo transformar as fragilidades em potencialidades.
Também vou dispor um material muito bacana que sugere as funções e atributos para esse cargo, material esse que também usamos em nossas consultorias e assessorias por todo o Brasil. Você deverá revisar esse material, pois é uma sugestão, e acrescentar ou tirar da lista o que faz mais sentido para você e seu negócio.
Não esqueça que você é o responsável pelos seus resultados, e cada ação sua, com certeza levará a uma reação das pessoas a sua volta.
Um grande abraço e até breve.
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Alex Martiniano
Consultor Estratégico em Gestão e Marketing em Saúde, Coach Executivo e de Negócios, Diretor Comercial e Sócio do Altera
Sobre Alex Martiniano
Graduado em Administração de Empresas pela PUC-Campinas
Administração Estratégica pela FGV
Atua junto às áreas de Medicina e Odontologia há cerca de 2 décadas
Business & Executive Coach pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching (Faculdade Monteiro Lobato), Leader Coach pela BCI – Behavioral Coaching Institute (EUA), GCC – Global Coaching Community, ECA – European Coaching Association, ASTD – Working Place Learning & Performance e IAC – International Association of Coaching
Analista Comportamental – Coaching Assessment e Avaliação 360°
Membro do Instituto Brasileiro de Coaching
Palestrante em temas de Gestão e Marketing na Saúde: “Aprendendo a Empreender em Saúde”, “Atendimento Diferenciado com Processos e Gestão de Pessoas”, “Comportamento em Vendas em Saúde”, “Por que e Como Investir em Negócios de Saúde?”