Como administrar as finanças na minha clínica com visão a longo prazo ?
Longo Prazo! De uma forma geral, todos nós brasileiros temos uma cultura de pensar apenas no curto prazo e não planejamos com olhos para o futuro, não pensamos em planejamento de longo prazo. No caso dos dentistas não é diferente, ressalvando os detalhes da profissão. Por isso achamos que vale a pena pensar um pouco a respeito deste tema.
Vamos imaginar o seguinte cenário sobre a vida produtiva de um Dentista:
Formado, resolve trabalhar para um colega para afinar a prática.
Depois de mais ou menos dois anos, monta seu consultório, vem trabalho árduo pela frente, conquista clientes e, em alguns anos de trabalho consistente, alcança a plena capacidade de atendimento com agenda cheia.
Temos neste cenário uma clínica lucrativa e um padrão de vida que evolui assim:
- Carro,
- Casa,
- Casamento,
- Filhos,
- Escola dos filhos,
- Casa maior,
- Empregada,
- Carros,
- Planos de saúde,
- Faculdade dos filhos,
- Clube,
- Restaurantes,
- Viagens…
… enfim, a vida fica cada vez mais intensa, o que é natural, mais do que justo e necessário. Esta é a mola propulsora da vida e da economia.
Mas atenção: Todos nós nos adequamos rapidamente as coisas boas da vida!
O inverso não é verdadeiro, e para evitar este revés vale a pena pensar e planejar.
Veja os caminhos possíveis:
- Com planejamento adequado:
Você poupou e investiu sabiamente seu lucro, pensou na sua clínica como um negócio e planejou sua expansão, tratou de criar um negócio que não tenha dependência exclusiva de seu trabalho para sobreviver , investiu adequadamente, aumentou suas fontes de renda (para fazer face ao aumento de suas despesas pessoais) e terá disponibilidade de renda líquida suficiente para bancar seu estilo de vida – e claro, se aposentar com tranquilidade.
- Sem Planejamento Adequado:
Seu negócio está indo bem, entretanto a capacidade máxima produtiva será de um excelente dentista sentado no mocho.
Sua renda lhe permite um bom padrão de vida!
Mas sem poupar e sem investimentos que lhe permitam formar um patrimônio e rendas adicionais, pode ser que o curva de gastos ultrapasse seus ganhos e teremos um ponto de inflexão.
Neste caso, a única alternativa é a dura redução de despesas e do padrão de vida. Planejar a longo prazo pode evitar este momento, logo, pense longe, estabeleça metas.
“Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. Parece óbvio, porém, respeitando a realidade e as condições múltiplas de cada caso, a reflexão de longo prazo pode ajudar a evitar este descompasso.
Seja proativo, melhore sua performance, administre sua carreira como um negócio, gere resultados positivos, reinvista bem estes resultados, planeje o futuro, tenha sucesso!
Bons negócios a todos!
Equipe ALTERA – Marketing em Saúde
O Altera é uma empresa que está no mercado há mais de 12 anos proporcionando soluções aos profissionais da área de saúde para organizarem seus negócios de uma forma prática, executável e segura através de ferramentas e treinamentos baseados em sua experiência e conceitos da administração usadas nas mais renomadas instituições da saúde do mundo.