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Planejamento de Clínicas Odontológicas e Médicas

Planejamento de Clínicas Odontológicas e Médicas

Planejamento de Clínicas Odontológicas e Médicas

Planejamento de Clínicas Odontológicas e Médicas – Está acabando o prazo para o planejamento de clínicas odontológicas e médicas para o ano de 2019.
E você, já preparou o seu?

Você quer ter mais resultados do seu negócio, que ele seja mais organizado, que lhe dê melhores condições de ganhos e uma qualidade de vida, tanto profissional como pessoal?

Então este artigo irá ajudar você a entender a importância do planejamento e como pode fazê-lo.
Temos visto nos últimos anos a evolução na exigência de pacientes no mercado de saúde.
Desde o surgimento das clínicas populares, há aproximadamente 20 anos até os tempos atuais, foram grandes as mudanças no comportamento da população e consequentemente na forma como as empresas começaram a dispor sua forma de atendimento ao cliente.

Fato é, que todos querem um bom atendimento, tanto ao oferecer como ao receber qualquer serviço, buscamos sempre o que mais satisfaz.

Mas como devemos planejar um negócio em saúde?

A princípio, aqui no Altera, vemos que, a maioria das pessoas que nos procuram, preocupam-se com a promoção de suas clínicas e consultórios, tanto em ações promocionais físicas como parcerias com empresas, propagandas em revistas e parcerias com outros profissionais da saúde ou com ações em redes sociais e mídias digitais.

O Altera desenvolve vários serviços nestas áreas, afirmamos que são de fundamental importância, mas é preciso dar um passo atrás, antes de começar a entrar de cabeça em fazer sua clínica ou consultório a ser conhecida, ela deve ser preparada para receber os clientes e transforma-los em pacientes.

Sabemos, através de estudos de casos, que a grande maioria de pacientes que buscam clínicas ou consultórios odontológicos e médicos, entre 80% e 90% veem de indicação.

Essa indicação, por sua vez, é feita por alguém que no mínimo teve alguma experiência com o negócio, e por gostar do atendimento, acaba falando bem e “validando” a qualidade de atendimento.

Daí, uma pergunta:
– Sua clínica ou consultório está oferecendo um atendimento que seja capaz de fazer com que seus pacientes o indiquem?

Devemos pensar o que tangibiliza um cliente.

Por que ele indica seus serviços e sua clínica?
O que ele viu de diferente de outros profissionais e empresas que entregam os mesmos serviços odontológicos que existem no mercado?
Além da qualidade técnica que é oferecida, o que o encantou?

E antes de continuar, precisamos entender uma situação dura para nossas mentes tecnicistas.
Qualidade técnica, para o seu paciente não é diferencial, é requisito básico.
Ele acredita que você é um excelente profissional, sempre.

Essa afirmação é reforçada pelo fato de que o seu paciente não consegue diferenciar um excelente resultado, de um bom resultado e até mesmo um mau tratamento. Como bem sabemos, há casos que o cliente não percebe a diferença, e isso é fato.

Então, o que fazer?
É preciso mostrar ao paciente como é importante para a clínica e que toda a atenção é devida a ele.
E como o paciente percebe isso?

No Altera afirmamos que com quatro núcleos principais que todo negócio possui, seja na odontologia, na medicina, na fisioterapia, na estética, no cinema, na lanchonete ou no carrinho de pipoca. Sim, todos estes serviços ou produto têm algo em comum: processos, pessoas, finanças e comunicação.

Vamos a eles:
1. Processos: a forma como seu cliente é recebido e atendido.
– Se a recepcionista deve fazer a anamnese de relacionamento;
– Quem deve cadastrar o cliente em um sistema;
– Se o dentista deve ir até à sala de espera buscar o paciente;
– Como deve ser feita a confirmação de uma consulta;
– Quem deve ligar para o paciente que não decidiu;
Tudo isso e muitas outras situações, estão relacionadas a processos.

2. Pessoas: como estão treinadas as pessoas que trabalham em seu consultório ou clínica?
– Sua recepcionista é especializada em atender pessoas?
– Sua equipe técnica, está preparada para realizar o atendimento dos seus pacientes de uma forma organizada e dentro dos processos estabelecidos?
– Como sua equipe age quando você não está presente? Mesmo que seja você e uma recepcionista ou secretária, ou que esta equipe seja composta por inúmeras pessoas.

3. Finanças: como é tratada a vida financeira da sua clínica ou consultório?
– Você sabe o faturamento que é gerado por mês?
– Os tributos que são pagos estão corretos?
– Os preços praticados estão dentro da realidade da clínica e geram lucro?
– A comissão que paga aos parceiros é justa?

4. Comunicação: de que forma o seu consultório ou clínica está sendo percebida pelo seu paciente?
– Existe uma identidade visual condizente com a imagem que quer ter?
– O ambiente mostra os seus tratamentos?
– Seu negócio está na internet? Tem Site? Redes Sociais?

Sim, você precisa estar atento a estes núcleos, eles diferenciam os negócios de saúde um dos outros e fazem com que os pacientes indiquem menos ou mais os seus serviços.
Mas para saber exatamente o que você deve fazer no seu consultório ou clínica, é preciso ir mais a fundo. Você precisa ter um Plano de Ação.
E como você irá fazer esse Plano de Ação?

No Altera, seguimos o seguinte raciocínio:

1. Propósito
2. Planejamento
3. Execução
4. Melhoria Contínua
5. Medição de Resultados

Nesta ordem, hoje vamos tratar do propósito.
Para que as pessoas tenham uma imagem que você deseja do seu negócio, é preciso que você tenha um posicionamento.

Sim, a forma como você e sua clínica ou consultório se apresentam, se posicionam e se comportam irão criar uma imagem do seu negócio ao seu público-alvo.

Com você quer ser visto, ou como você deseja que seu negócio seja reconhecido?

Para lhe ajudar, pense da seguinte forma:
1. Um ponto futuro, como a empresa pretende ser reconhecida.
2. O motivo da existência no hoje que permite atingir , uma missão deve responder a três perguntas:
o O que se faz – Serviços em si, quais especialidades você e seu negócio proporcionam aos seus pacientes
o Para quem se faz – Público-alvo (target), que pode ser por classe social, religião, etnia, gênero, etc…
o Como se faz – o formato da entrega dos serviços e quais são seus diferenciais.
3. Parâmetros de conduta que baseiam as ações do dia-a-dia e que são partilhados pelos seus pacientes. São os seus valores.

Ao colocar esse 3 itens para posicionamento do seu consultório ou clínica, você poderá a pensar em um planejamento e nos outros itens do raciocínio que mostramos acima.

Para que você possa usar esse material de uma forma mais tangível, vamos dar um tempo para pensar e colocar no papel os 3 itens, e em breve falaremos dos próximos passos, certo?

Assim, criamos uma série: Planejamento de clínicas e Consultórios Odontológicos e Médicos.
Por aqui, finalizamos a parte 1.
Grande abraço e até o próximo.

Veja a continuação desse conteúdo clicando aqui

Sobre Alex Martiniano

Graduado em Administração de Empresas pela PUC-Campinas

Administração Estratégica pela FGV

Atua junto às áreas de Medicina e Odontologia há cerca de 2 décadas

Business & Executive Coach pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching (Faculdade Monteiro Lobato), Leader Coach pela BCI – Behavioral Coaching Institute (EUA), GCC – Global Coaching Community, ECA – European Coaching Association, ASTD – Working Place Learning & Performance e IAC – International Association of Coaching

Analista Comportamental – Coaching Assessment e Avaliação 360°
Membro do Instituto Brasileiro de Coaching
Palestrante em temas de Gestão e Marketing na Saúde: “Aprendendo a Empreender em Saúde”, “Atendimento Diferenciado com Processos e Gestão de Pessoas”, “Comportamento em Vendas em Saúde”, “Por que e Como Investir em Negócios de Saúde?”

Alex Martiniano

Consultor Estratégico em Gestão e Marketing em Saúde, Coach Executivo e de Negócios, Diretor Comercial e Sócio do Altera

Sobre Alex Martiniano

Graduado em Administração de Empresas pela PUC-Campinas

Administração Estratégica pela FGV

Atua junto às áreas de Medicina e Odontologia há cerca de 2 décadas

Business & Executive Coach pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching (Faculdade Monteiro Lobato), Leader Coach pela BCI – Behavioral Coaching Institute (EUA), GCC – Global Coaching Community, ECA – European Coaching Association, ASTD – Working Place Learning & Performance e IAC – International Association of Coaching

Analista Comportamental – Coaching Assessment e Avaliação 360°
Membro do Instituto Brasileiro de Coaching
Palestrante em temas de Gestão e Marketing na Saúde: “Aprendendo a Empreender em Saúde”, “Atendimento Diferenciado com Processos e Gestão de Pessoas”, “Comportamento em Vendas em Saúde”, “Por que e Como Investir em Negócios de Saúde?”

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