Como aumentar a rentabilidade da minha clínica?
“Como aumentar a rentabilidade da minha clínica?”.
É muito comum ouvirmos de nossos clientes a pergunta acima.
Para responder a essa questão, é preciso analisar a média do setor odontológico, pois há clínicas que ainda estão iniciando suas atividades e, provavelmente, ainda levarão um tempo para amadurecer e obter uma lucratividade adequada.
Clínicas que estão há mais tempo no mercado – e alcançaram certa estabilidade – faturam de acordo com a sua capacidade de atendimento.
Como calcular o lucro da sua clínica?
Apresento uma distribuição percentual de valores que representam uma boa amostragem da realidade do setor:
Receitas
- Recebimentos 100% do faturamento
Despesas variáveis (correspondem aos procedimentos executados) - Pagamento da produção do dentista 30%
- Impostos 7% (tributação pelo livro caixa)
- Dentais 6%
- Protéticos 10%
- Total em despesas variáveis 53%
Despesas estruturais (são as despesas fixas mensais)
Aluguel, contador, água, energia elétrica, internet, funcionários… enfim, todas as despesas fixas mensais para o bom funcionamento da clínica. Se bem ajustadas, não devem ultrapassar 27% do faturamento da clínica.
Assim, fazendo o cálculo, temos:
100% do faturamento – 53% (despesas variáveis) – 27% (despesas estruturais) = 20% de lucro.
Podemos dizer, então, que a média de lucratividade do setor é de 20%. O que confirmará esse lucro é a capacidade de gerar receitas suficientes para bancar todas as despesas, atingir o ponto de equilíbrio e, posteriormente, o lucro esperado.
Outro ponto importante é analisar a rentabilidade sobre o capital investido no negócio e seu custo de oportunidade, mas falarei sobre isso em outro momento.
Até a próxima!
Mario Tonzar Junior
Consultor de Gestão Financeira e Administrativa, Diretor Administrativo Financeiro, Co-autor do livro “Qual é o seu Negócio em Odontologia?” e Sócio do Altera
Sobre Mario Tonzar
Graduado em Engenharia Mecânica – Universidade Federal de Uberlândia
Pós-MBA em Inteligência de Mercado – FGV
MBA em Gestão – INPG
Atua junto às áreas de Medicina e Odontologia há mais de 29 anos.
Palestrante em temas de Gestão e Marketing em Saúde: “Arrume as Finanças” e “Indicadores Financeiros de Resultados”