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Como aumentar a rentabilidade da minha clínica?

Como aumentar a rentabilidade da minha clínica?

“Como aumentar a rentabilidade da minha clínica?”.
É muito comum ouvirmos de nossos clientes a pergunta acima.
Para responder a essa questão, é preciso analisar a média do setor odontológico, pois há clínicas que ainda estão iniciando suas atividades e, provavelmente, ainda levarão um tempo para amadurecer e obter uma lucratividade adequada.
Clínicas que estão há mais tempo no mercado – e alcançaram certa estabilidade – faturam de acordo com a sua capacidade de atendimento.

Como calcular o lucro da sua clínica?

Apresento uma distribuição percentual de valores que representam uma boa amostragem da realidade do setor:

Receitas

  • Recebimentos 100% do faturamento
    Despesas variáveis (correspondem aos procedimentos executados)
  • Pagamento da produção do dentista 30%
  • Impostos 7% (tributação pelo livro caixa)
  • Dentais 6%
  • Protéticos 10%
  • Total em despesas variáveis  53%

Despesas estruturais (são as despesas fixas mensais)

Aluguel, contador, água, energia elétrica, internet, funcionários… enfim, todas as despesas fixas mensais para o bom funcionamento da clínica. Se bem ajustadas, não devem ultrapassar 27% do faturamento da clínica.

Assim, fazendo o cálculo, temos:

100% do faturamento – 53% (despesas variáveis) – 27% (despesas estruturais) = 20% de lucro.

Podemos dizer, então, que a média de lucratividade do setor é de 20%. O que confirmará esse lucro é a capacidade de gerar receitas suficientes para bancar todas as despesas, atingir o ponto de equilíbrio e, posteriormente, o lucro esperado.

Outro ponto importante é analisar a rentabilidade sobre o capital investido no negócio e seu custo de oportunidade, mas falarei sobre isso em outro momento.
Até a próxima!

MARIO TONZAR JUNIOR

Mario Tonzar Junior

Consultor de Gestão Financeira e Administrativa, Diretor Administrativo Financeiro, Co-autor do livro “Qual é o seu Negócio em Odontologia?” e Sócio do Altera

Sobre Mario Tonzar

Graduado em Engenharia Mecânica – Universidade Federal de Uberlândia

Pós-MBA em Inteligência de Mercado – FGV

MBA em Gestão – INPG

Atua junto às áreas de Medicina e Odontologia há mais de 29 anos.
Palestrante em temas de Gestão e Marketing em Saúde: “Arrume as Finanças” e “Indicadores Financeiros de Resultados”

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