fbpx

DOUTOR(A), VOCÊ ESTÁ GANHANDO OU PERDENDO DINHEIRO COM SEU ESTOQUE?

DOUTOR(A), VOCÊ ESTÁ GANHANDO OU PERDENDO DINHEIRO COM SEU ESTOQUE?

Em treinamentos, aulas e consultorias sempre chamo a atenção para que profissionais da área de saúde se atentem para o fato de que seu consultório ou clínica é fomentado por vendas de seus serviços e da mesma forma, precisam de foco na gestão do estoque de insumos e produtos que abastecem seus negócios. ESTOQUE É DINHEIRO!!!

Dessa forma é de fundamental importância a arte da venda em um consultório ou clínica, mas quanto da sua energia vai para a administração das suas compras e estoque?

Por vezes, quando vamos começar nosso trabalho de consultoria e assessoria em nossos clientes, nos deparamos com particularidades em cada negócio, como uma má gestão de pessoas, de processos e finanças, mas é quase unânime as falhas que existem em gestão de estoque.

Em sua grande maioria, consultórios e clínicas sofrem com nesse quesito. Estou usando a palavra “sofrimento” pois ao não se controlar o estoque, existe uma grande possibilidade em se perder materiais por vencimento, ou ainda comprar novos itens sem necessidade, por já ter em estoque. Seu “bolso” irá sofrer!!!

Sendo assim, o que é gestão de estoque?

A gestão de estoque proporciona ao consultório ou clínica entender seu mix de produtos ou insumos que irá determinar necessidades e até mesmo possibilidades de compra para repô-los.

Outra característica nesta gestão é compreender a valoração do estoque, e por sua vez saber quanto o estoque vale para seu negócio.

Conhecer o seu estoque é fundamental para a saúde financeira do seu consultório ou clínica.

Ter um estoque cheio de produtos e insumos não significa sucesso, pode ser que, você tenha um investimento paralisado e isso só deve acontecer se não afetar seu fluxo de caixa.

Em um consultório ou clínica a gestão de compras e estoque tem como objetivo obter os itens que se é necessário no momento certo e com bons preços.

E você ainda pode, quando se atentar mais em relação ao estoque,  começar a avaliar seus fornecedores quanto a custo, qualidade, prazos, atendimento e entrega.

Além disso o estoque também é muito importante, pois a falta de algum produto pode prejudicar na venda ou execução de um procedimento. Já o excesso de produto no estoque pode prejudicar o seu negócio, e repetindo, estoque pode ser dinheiro parado.

Costumo dizer que controlar estoque é administrar a demanda. Se você estocar produtos ou insumos que não são usados, você está deixando dinheiro parado, e se não os tiver em quantidade suficiente, pode perder pacientes ou no mínimo não deixá-los satisfeitos por não conseguir atender o quanto antes.

É possível definir uma quantidade ótima de estoque de cada insumo ou produto, mas isso só é possível a partir da demanda de consumo nos tratamentos e procedimentos, então ter estes controles irão ajudar você a melhorar a saúde financeira do seu negócio.

Algumas dicas para você ter boas práticas no seu estoque:

  1. Tenha informações do produto ou insumo: código de referência, seu custo, qual o fabricante, a validade, número de pedido, tamanho, modelo, cor, etc.
  2. Tenha um modo de controlar o estoque: através de um sistema ou planilha, por exemplo. Desenvolvemos uma planilha que ajudará você a organizar seu estoque de forma simples e eficiente.
  3. Tenha um monitoramento de suas vendas ao longo da semana, e esteja sempre preparado à necessidade de pedidos aos seus fornecedores. Estar atento às vendas é uma estratégia fundamental para o crescimento do seu negócio e não somente para controlar o estoque.
  4. Fique atento a suas entradas financeiras e seus custos: você precisa saber quais insumos ou produtos são mais usados, sua relação de preços, quais lhe representam mais lucro, quais podem ser entregues mais rapidamente pelo fornecedor e quando descontos por compra em volume são realmente vantajosos.
  5. Faça eventários periodicamente: entenda como anda seu estoque e não corra o risco de perder dinheiro com produtos e insumos vencidos, por exemplo. Perder um produto ou insumo é rasgar dinheiro.

Usando essas dicas você estará mais seguro no seu dia a dia e toda sua equipe irá gerar um ótima percepção de controle a seus pacientes, isso faz diferença!!!

Grande abraço e até a próxima.

Alex Martiniano

Coach de Desempenho, Consultor Estratégico em Gestão e Marketing em Saúde, Diretor Comercial e Sócio do Altera Marketing em Saúde.

Compartilhe com um amigo Dentista