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Clima Organizacional – Faça chuva ou faça sol, ele existe

Clima Organizacional – Faça chuva ou faça sol, ele existe

Depois de ler novamente o artigo do meu amigo Alex Martiniano – “Qual é o seu perfil comportamental?”1 – e, na mesma semana, ter orientado um cliente sobre uma situação correlata, senti a necessidade de compartilhar contigo este assunto tão relevante nas organizações, principalmente por estar diretamente ligado à produtividade da equipe, bem como à qualidade dos serviços que a sua clínica presta aos clientes.

A questão não está apenas relacionada à liderança, mas aos relacionamentos de forma geral – em qualquer nível da hierarquia da organização – quer seja entre duas pessoas apenas, ou entre um grupo todo.

Sendo assim, você faz parte diretamente disso tudo, certo?

Relacionar-se pressupõe interagir (exercer ação mútua com algo ou alguém, afetando ou influenciando o desenvolvimento ou a condição um do outro), ou seja, de alguma forma você afeta e/ou é afetado, perceptivelmente ou não. Com isso, as relações estão o tempo todo determinando como está o clima organizacional e elas demonstram qual é o grau de envolvimento e comprometimento de cada um na busca por um ambiente de trabalho sadio.

O clima organizacional mede o grau de satisfação de toda a equipe com relação ao ambiente de trabalho. É a percepção do coletivo daquilo que “paira no ar”; se o tempo está bom, se está nublado ou se está acontecendo uma tempestade, caindo raios.

Mas de nada adianta se não houver alguém que preste atenção nisso, como o famoso “homem do tempo”, que analisa, avalia e, se necessário, age no sentido de mudar o status quo em prol de melhorar as relações e consequentemente alterar para melhorar o clima da instituição. E não precisa ser um líder para isso, pode ser qualquer colaborador que tenha consciência da sua importância no contexto, que se vê como integrante do todo e, com isso, pode representar o todo. Esse “homem do tempo” pode ser você.

Mas não se preocupe, não depende somente da sua percepção pessoal; apesar dela ser essencial, existem ferramentas de gestão específicas que mensuram esse clima e indicam os pontos positivos e negativos que merecem atenção.

Fica a dica

Uma dessas ferramentas que é muito eficaz é a Pesquisa de Clima Organizacional. Normalmente realizada com base em um questionário estruturado, aplicado individualmente e de forma sigilosa em toda a equipe, de preferência por uma pessoa neutra, que não tenha envolvimento e influência direta no clima e que tenha habilidade em adquirir confiança dos envolvidos, para que estes possam se expressar livremente sem receio de qualquer tipo de represália, pois só é possível ter uma “previsão do tempo” mais precisa se existir sinceridade nas respostas.

Em certos casos, apenas pela oportunidade de se expressarem com segurança e serem ouvidos, os envolvidos mudam seu padrão comportamental para melhor, melhorando assim a qualidade das relações.

No entanto, é de suma importância que, após a realização das entrevistas e a tabulação das respostas, o resultado seja analisado e ações sejam tomadas em prol de mudar o clima para tempos de sol e céu aberto, afinal ninguém gosta de trabalhar debaixo de tempestades, não é mesmo?

 

Marcos Lalli

Consultor de Gestão de Processos e Pessoas do Altera Marketing em Saúde

 

1 https://alteramkt.com.br/todas/qual-e-o-seu-perfil-comportamental

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