Trabalho com profissionais da odontologia desde a década de 90 e sempre envidei esforços no sentido de orientá-los sobre a necessidade de ter foco; para isso, criamos materiais que os orientavam sobre como proceder na busca de seu propósito pessoal e profissional e principalmente como se guiar a partir destas decisões. O tempo passou, e ainda me vejo lutando pelo mesmo objetivo. Por vezes, sinto-me um pouco Dom Quixote, mas não consigo abrir mão desse sonho, principalmente quando, atualmente, ao percorrer as livrarias, tudo que vejo fala sobre essencialismo e propósito, quase como se esses temas fossem novidades.
Aos meus amigos da odontologia, então, lanço mais um apelo: busque o essencial, ou seja, na hora de pensar sobre o seu negócio, não pense em tudo e em para todos, pense em menos e em melhor; não se torture com a ideia de que tem que fazer, mas alegre-se com o pensamento de que escolheu fazer. Não se iluda achando que tudo é importante e sim compreenda que apenas poucas coisas importam.
Acredite, você não tem que dar conta de tudo; deve mesmo é escolher do quê abrir mão!
Veja seu dia a dia… muitas vezes na hora de fazer, você se pega sempre reagindo ao que é mais urgente, dizendo “sim” sem pensar direito e correndo para forçar execuções de última hora, quando poderia fazer uma pausa para escolher o que importa.
Então, vou tentar mais uma vez e vou pedir para que, na sua clínica ou consultório, você comece agora a eleger, com cuidado, o que fazer e não aceitar tarefas demais, entregando um trabalho que deixa a desejar. Coloque-se no controle e pare de sentir-se exausto e sobrecarregado. Tenha foco, e será cada dia mais valorizado. Pense antes de fazer: várias vezes, trabalhamos demais para atividades que mal nos remuneram.
Foque no essencial e busque seu propósito. Assim, terá seu valor percebido.
Cláudio Gór Gonçalves
Consultor de Estratégia e Marketing do Altera Marketing em Saúde
Artigo baseado no livro Essencialismo, de Greg McKeown – editora Sextante.